Menu cabeçalho

Cascatas de São João

É difícil pensar em São João no Porto sem as tradicionais cascatas sanjoaninas, que encantam adultos e crianças. A tradição já dura dois séculos, e surgiu a partir dos presépios de natal. "As cascatas são um contraponto aos presépios, montados no solstício de verão", explica Domingas Vasconcelos, arquiteta da Divisão Municipal de Museus e Patrimônio Cultural. No lugar da Sagrada Família e os reis magos, estão os três santos populares: São Pedro, São João e Santo Antônio. "O nome "cascata" provavelmente vem do fato de João Batista ter batizado Jesus em um local com água corrente", explica a arquiteta.
A cascata geralmente corresponde a uma reflexão sobre a cidade onde foi montada, o que faz com que elas sejam diferentes de acordo com a zona onde foi montada. Além dos santos festeiros, há elementos comuns a quase todas as cascatas, como a água, os noivos, a romaria, barcos, lavadeiras, coretos, plaquinhas com ditos populares e um personagem famoso, o cagão, um homem que fez suas necessidades em local público, ou seja o contraventor.
Apesar da beleza das cascatas, a tradição tem se enfraquecido. Para incentivar a criatividade popular e manter viva essa cultura, a Câmara Municipal do Porto realiza há 70 anos um concurso de cascatas de São João, com categoria só para vitrines de lojas e outra individual para grupos, associações e artistas de todos os tipos e idades.

Há também na cidade muitas oficinas voltadas para crianças (geralmente a partir dos 6 anos) para confecção de cascatas e adereços típicos dessa época (algumas divulgadas em nossas redes sociais).
Não deixe essa tradição morrer, reúna os pequenos e conheçam as belas cascatas da nossa cidade. Compartilho aqui com vocês, o roteiro das cascatas inscritas no concurso municipal deste ano. Com certeza, depois desse passeio, todos ficarão inspirados para montar suas próprias obras de arte.
Um bom São João a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário