O evento tem como objetivo encontrar e identificar o maior número possível de espécies (fauna e flora), presentes no Parque de Serralves, num curto período de tempo, funcionando como uma "inventariação biológica relâmpago”.
Um Bioblitz difere de outros inventários científicos pelo intenso esforço de concentrar muitas pessoas – especialistas de várias áreas, voluntários, famílias, alunos, professores e outros membros da comunidade – com a determinação comum em descobrir a Biodiversidade de um determinado local.
ESCOLAS:
A semana é reservada à participação das Escolas convidando alunos e professores a conhecer a biodiversidade do Parque de Serralves, participando nas seguintes atividades:
- Oficinas Científicas e Pedagógicas, orientadas pela equipa de Educadores do Serviço Educativo Ambiente e Artes, que enquadram e exploram as 10 temáticas de forma científica e pedagógica.
- Saídas de Campo, conduzidas e orientadas por investigadores do CIBIO-InBIO – uma oportunidade única para experienciar em primeira mão o trabalho realizado por especialistas no âmbito da inventariação de Biodiversidade.
- Jogos (Bioquiz e Biodiversidade "Cada macaco no seu galho”)
- Jogos Pedagógicos Lipor ("Descobre a Biodiversidade” e "Ambiente e Sustentabilidade”)
O acesso das escolas está sujeito à inscrição prévia.
Programa completo
Ficha de inscrição
FAMÍLIAS:
Para o público em geral, as atividades previstas para os dias 21 e 22 convidam as famílias a participar num programa diversificado e divertido, que dará a conhecer muitas curiosidades e particularidades sobre os grupos biológicos do Parque de Serralves e que inclui outras abordagens que se interligam com a Biodiversidade e a sua importância.
Oficinas científicas e pedagógicas
Saídas de campo com Investigadores CIBIO-InBIO
Jogos temáticos CIBIO-InBIO
Workshops temáticos
Espetáculo "Água” (Circolando – Cooperativa Cultural), com o apoio LIPOR
Saídas de campo com Investigadores CIBIO-InBIO
Jogos temáticos CIBIO-InBIO
Workshops temáticos
Espetáculo "Água” (Circolando – Cooperativa Cultural), com o apoio LIPOR
O acesso geral se dá das 10h00 às 19h00 pela Av. Marechal Gomes da Costa e Rua de Bartolomeu Velho, 141. Já a entrada para as saídas de campo que decorrem entre as 8h00-10h00 e entre as 20h00-24h00 se dá pelo Museu.
Saiba mais aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário