Menu cabeçalho

Dia Nacional dos Centros Históricos é celebrado com programa variado

Neste sábado, 30 de março, o Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito. Desde o início da manhã e até final da noite, há oficinas para participar, visitas para realizar e muitos espetáculos de dança e teatro para assistir.
O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março mas já há alguns anos que no Porto é celebrado no sábado mais próximo da data, para que um número maior de pessoas possa desfrutar das comemorações.
Este ano, 36 entidade contribuem com atividades para o programa, que se estende desde as oito da manhã até às dez da noite. Todas as 53 propostas são gratuitas, mas algumas pressupõem inscrição. 

Públicos de todas as idades -- residentes, habitantes temporários ou turistas -- estão convidados a participar. Para toda a família haverá oito oficinas abertas, do trabalho com azulejo ao teatro, cinco das quais no Palácio das Artes. Um pedipaper animará as ruas entre a Cordoaria e o novo Museu do Vinho do Porto, na Ribeira, onde serão exibidos dois filmes sobre barcos rabelos.
A jornada encerra com espetáculo de rua intitulado "O Baile dos Candeeiros". Concebida pela Companhia Radar 360 e produzido pela PortoLazer, esta encenação inspira-se em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60. Será apresentada no Campo dos Mártires da Pátria, nas traseiras da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 21,30 horas.
Preparem-se para longas horas de festa no Centro Histórico do Porto, Património Mundial pela UNESCO desde 1996.

Programa completo aqui.

Fonte: Porto Lazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário